Análise SWOT: entenda seus benefícios e aprenda a aplicá-la na sua advocacia com o Dr. Maciel de Carvalho

Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros
Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros

Para o empreendedor jurídico Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, fazer um planejamento estratégico de negócio é uma obrigação de qualquer advogado que possui a própria advocacia, uma vez que é através dele que poderão ser definidas as forças e fraquezas da mesma diante do mercado. Para isso, nada melhor do que aplicar a análise SWOT, uma técnica capaz de preparar sua advocacia para não só competir, como “ganhar” da concorrência.

Antes de aprender a aplicá-la, o Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros explica que é importante entender três grandes benefícios da análise SWOT. O primeiro deles é o fato de que a aplicação da técnica promove mais segurança na hora de traçar estratégias para o crescimento de uma advocacia, o que é, certamente, o interesse de todo advogado empreendedor.

Além disso, com a análise SWOT também é possível identificar diversas oportunidades no mercado, já que ela consiste em estudos e pesquisas capazes de insinuar o momento do advogado agir. Para Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, que é professor e criador do Método Carvalho, explica, ainda, que embora a técnica tenha baixo custo, possui alto retorno para a advocacia, ou seja, o sonho de qualquer advogado!

Entenda como aplicar a análise SWOT

Desse modo, o Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros comenta que há duas grandes etapas da análise SWOT que, se seguidas na hora da aplicação, já garantem grandes resultados a um advogado. A primeira delas consiste em analisar o ambiente interno da advocacia, isto é, buscar de maneira geral quais são as forças e quais são as fraquezas do escritório, quase um levantamento de prós e contras.

Já a segunda etapa consiste, basicamente, no oposto da primeira, isto é, em analisar o ambiente externo à advocacia. Sendo assim, o empreendedor jurídico Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros comenta que, na prática, nessa etapa são levantados os fatores do mercado sobre os quais a advocacia não possui poder para agir diretamente, mas que exigem atenção para não prejudicar a advocacia no futuro.

Artigo anteriorDireito Penal: o advogado Joel Marcelino Ortiz Oliveira esclarece o que é essa área
Próximo artigoA importância de manter seus clientes e como o Shopping Internacional de Guarulhos falha nisso

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui