Inversor e micro inversor solar: qual a diferença num sistema de energia solar fotovoltaico?

Solpac Energia Solar
Solpac Energia Solar

Para o Grupo Solar Solpac, é fato que a energia solar tem crescido consideravelmente no Brasil e no mundo, não é mesmo? Mas você sabe o que é energia solar fotovoltaica, como funciona, ou ainda, do que se trata o inversor e micro inversor solar — ferramenta indispensável para que a mesma seja possível? Se sua resposta for não, confira este artigo até o final e confira todas as respostas.

O que é energia solar fotovoltaica?

Tendo variadas vantagens para o meio ambiente e para a economia pessoal de cada um, a energia fotovoltaica nada mais é do que aquela captada pela luz do sol e que possui como objetivo gerar energia elétrica sem utilizar de recursos poluentes e não renováveis, como os combustíveis fósseis, gerando, por consequência, o desenvolvimento sustentável, já que a natureza será preservada.

Como funciona a energia solar fotovoltaica?

Na prática, os especialistas da Solpac Energia Solar comentam que é importante pontuar que a energia solar fotovoltaica acontece por meio da captação de luz solar realizada por placas ou módulos solares. Após isso, essa luz é encaminhada para um inversor solar, que possui como objetivo transformar a corrente contínua em corrente alternada e enviar, como consequência, à rede elétrica de uma casa ou estabelecimento. 

Para saber mais sobre esse conteúdo, acesse as principais redes sociais da Solpac Digital: 

Mas, afinal, qual é a diferença entre micro inversor e inversor solar?

Finalmente, sem mais delongas, vamos à diferença do inversor e do micro inversor solar. De acordo com os profissionais do Grupo Solar Solpac, a diferença entre os dois não é difícil de ser entendida. Em termos práticos, a principal delas corresponde à maneira como são conectados os painéis fotovoltaicos no sistema.

O inversor solar convencional é conectado aos módulos solares ordenados em fileiras, enquanto que o micro inversor é mais “independente”, além de só suportar apenas 2 ou 4 ligações em painéis solares. Ou seja, ele é menos prático que o inversor tradicional, visto que possui uma capacidade menor de ligações.

E aí, gostou de saber mais sobre esse conteúdo? Se sua resposta for sim, então você também vai adorar saber que a Solpac Energia Solar é referência quando o assunto é prestar um serviço de energia solar assertivo e de qualidade, por isso, se isso te interessa, não deixe de acessar a Loja Virtual Solpac, no site::  http://www.solpaclojavirtual.com.br/loja/ ou de ligar no telefone (11) 36042900.

Artigo anteriorPassageiros correm riscos com transporte irregular para o litoral de SP
Próximo artigoGoverno investiga porque redução do ICMS não chegou na conta de telefone

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui