Os fãs desse esporte precisam conhecer as principais categorias do automobilismo com motocicletas

Joni Ricardo Fernandes Duarte
Joni Ricardo Fernandes Duarte

Você sabia que nem só de carros vive o automobilismo? De acordo com o empresário e entusiasta de veículos, Joni Ricardo Fernandes Duarte, além das tradicionais corridas de carros, existem também circuitos próprios para caminhões e motos. Essa última modalidade possui uma série de diferentes corridas, praticadas no asfalto, off-road, oval, trial, enduro e cross-country. 

Dito isso, confira, a seguir, algumas das diversas corridas de motos presentes em distintas modalidades para você acompanhar:

  1. Grand Pix

Na percepção do empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte, as Grand Pix são provas extremamente populares feitas em circuitos fechados que equivalem às provas de monopostos de carros. Atualmente, essa categoria é dividida em três classes que dividem motos de acordo com as proporções de seus motores. São elas: Moto3, Moto2 e MotoGP. 

  1. Motocross

O motocross tradicional é disputado em circuitos fechados não-pavimentados e que apresentam diferentes tipos de superfícies, como terra, lama, grama e cascalho, grande parte dos circuitos também apresentam elevações para possibilitar que os pilotos realizem saltos. O empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte esclarece que, diferente dos circuitos de asfalto, possui muito mais motos em um pequeno espaço. 

  1. Road racing

O empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte esclarece que todas as corridas de moto em asfalto se englobam em Road Racing, como um termo guarda-chuva que abrange os demais. Contudo, o conceito original dessa corrida referia-se às disputas em vias públicas demarcadas, com altos riscos e poucos modelos ainda existentes na atualidade. 

  1. Superbike 

Quando se trata de motocicleta, a Superbike é a corrida que mais se assemelha ao Turismo. Isso porque, enquanto os modelos da Grand Pix são protótipos, as SuperBikes são baseadas em modelos de produção. Apesar disso, assim como a anterior, ela também possui subdivisões para os veículos.

  1. Trial

Segundo o empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte, as provas de Trial são uma variação do enduro, focada na habilidade de controle do piloto sobre a moto. O MotoTrial é uma competição de baixa velocidade, apresentando um circuito de obstáculos naturais que devem ser percorridos pelo piloto sem encostar o pé no chão. Por isso, as motos são mais leves e não possuem bancos.

Artigo anteriorPedágios congelados: governo de SP diz que vai assinar novo aditivo em acordo com concessionárias
Próximo artigoDireito Penal: o advogado Joel Marcelino Ortiz Oliveira esclarece o que é essa área

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui