Definição do valor: critérios considerados na avaliação do imóvel

Você sabia que a avaliação do imóvel é fundamental para que a negociação de compra e venda ocorra de forma segura? O investidor imobiliário Valdir Agostinho Piran considera uma avaliação que segue todas as normas, critérios e condições uma atividade inerente para a definição final do valor de um imóvel.

A avaliação do imóvel é permeada por normas regulamentadoras e procedimentos técnicos que consideram as características da propriedade e o mercado imobiliário em que ela está inserida para identificar o valor real da propriedade. Assim, para definir valores de maneira justa é preciso considerar as características do imovel e os preços praticados no mercado.

Dessa maneira, existem alguns fatores avaliados e considerados pelos corretores ao precificar um imóvel, pois estes agregam valor à propriedade. Confira, a seguir, quais são eles:

  1. Segurança

Devido a alta valorização desse critério nos dias atuais, a segurança valoriza consideravelmente um imóvel. O empresário Valdir Agostinho Piran acredita que, quanto mais seguro um imóvel parecer (presença de câmeras, biometria, portão remoto, etc) mais atraente ele se torna aos olhos do comprador.

  1. Área de Lazer

No parecer do presidente do Grupo Piran, Valdir Agostinho Piran, atualmente, a área de lazer e entretenimento é muito valorizada e tem sido um aspecto fundamental na construção de novos imóveis. Isso porque, esses espaços são vistos como um conforto para a moradia, sendo os principais: área de churrasqueira; piscina; salão de jogos; parquinho; salão de festas, entre outros. 

  1. Localização

A localização de um imóvel, ou seja, a região em que ele se encontra diz muito sobre seu valor e a vivência nesse espaço. Assim, proximidade de serviços importantes (hospitais e delegacias), saneamento básico, nível de poluição, criminalidade, bem como infraestrutura de transportes, comércio e oferta de serviços indicam a precificação da propriedade. 

  1. Estado de conservação

A conservação de um imóvel, seja ele casa ou apartamento, também define seu preço e é um aspecto muito avaliado por interessados antes de fechar uma negociação. O empresário Valdir Agostinho Piran acredita que aspectos como fachada, revestimento, pintura, parte elétrica e hidráulica, vidros, forros e telhados são fundamentais para a avaliação. 

  1. Metragem do imóvel

Por fim, a metragem do imóvel é um fator determinante para sua precificação final. Na ótica do acionista de empresas do setor financeiro, Valdir Agostinho Piran, quanto maior o imóvel, mais valor ele terá. Além do mais, propriedades que contem com garagem para dois carros são, em maioria das vezes, fator de exigência para alguns compradores.

Artigo anteriorEntenda o impacto negativo da venda de anticoncepcionais sem prescrição médica
Próximo artigoMega-Sena premia de faxineiras a executivos e provoca briga em empresa em SP após vazamento de informações sobre vencedores

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui